Minha Loja

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pátina provençal - O estilo rural francês

Fonte: BucketSofBurlap

É aquela velha história..."A beleza está nos olhos de quem vê"....
Para a maioria, não passa de lixo, uma porta velha, destruída e sem utilidade... Enquanto, para outros, mais  sensíveis, trata-se de obra de arte. E é tratada como tal, ganhando até lugar de destaque na decoração do ambiente. Mais do que merecido!!!

Fonte: BucketSofBurlap

Fonte: BucketSofBurlap

Fonte: BucketSofBurlap

Fonte:habby-roses-cottage


Para saber um pouco sobre Pátina Provençal e sua origem: 

Provençal vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar. A Provence tem um papel mais tradicional na cultura francesa do que se imagina.
A França do Palácio de Versailles tornou-se para o mundo a referência no que havia de mais sofisticado nos séculos XVI e XVII. E, se influenciava o mundo, como isso se daria dentro do próprio país? Da falta de condição financeira surgiu uma alternativa criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês. (Fonte:Vila do Artesão)



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário